O GM Giovanni Vescovi é um dos maiores nomes da história do xadrez brasileiro, e foi o idealizador e um dos fundadores da ADX – Associação para o desenvolvimento do Xadrez. Ao longo de sua carreira enxadrística, Giovanni conquistou diversos títulos nacionais e internacionais.

Até os seus 18 anos, venceu todos os campeonatos brasileiros e panamericanos de sua categoria que disputou, e manteve-se entre os 3 primeiros jogadores do mundo nascidos em 78, seja por rating ou em campeonatos mundiais.

Tornou-se mestre internacional aos 15 anos, ao vencer o pan-americano sub-20 em 1993, e conquistou o título de GM aos 20 anos em 1998, ano em que conquistou o campeonato mundial juvenil por equipes e liderou pela primeira vez a equipe olímpica brasileira.

Na fase adulta Giovanni ascendeu à liderança do ranking nacional em 2001, ano em que conquistou seu terceiro campeonato brasileiro absoluto e entrou para a lista dos Top 100 da FIDE.

De 2001 a 2011 manteve-se entre os Top 100 do mundo, e na liderança do ranking brasileiro e sul-americano. Seu maior rating publicado foi 2660 em 2010, embora Giovanni considere que seu auge foi em 2004, após vencer pela terceira vez o Torneio de Bermudas.

Em 2012 Giovanni encerrou sua carreira profissional após sua participação na Olimpíada de Istambul. Até hoje é detentor de recordes com um total de 07 títulos nacionais absolutos, e maior rating FIDE alcançado por um brasileiro. E embora inativo desde 2012, é o líder do ranking nacional.

Atualmente o GM Vescovi trabalha no mercado financeiro e é gestor de fundos de investimento.